Só Notícia Boa
Comercial

Idosa de 70 que fazia serviços gerais é aprovada na faculdade; vai realizar sonho

Vitor Guerras
27 / 03 / 2025 às 08 : 00
Aos 70 anos, a idosa Dona Elenice, que trabalhava em serviços gerais, foi aprovada na faculdade e agora vai cursar Pedagogia na Uenf, Universidade Estadual do Norte Fluminense. - Foto: Vitor Carletti/Ascom IFF Campos Centro
Aos 70 anos, a idosa Dona Elenice, que trabalhava em serviços gerais, foi aprovada na faculdade e agora vai cursar Pedagogia na Uenf, Universidade Estadual do Norte Fluminense. - Foto: Vitor Carletti/Ascom IFF Campos Centro

Aos 70 anos, a idosa Dona Elenice, que trabalhava com serviços gerais, foi aprovada na faculdade e vai realizar o grande sonho da vida dela. Depois de superar a depressão e a perda da filha, ela é a nova caloura de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Que história!

Filha de um agricultor e criada no município de Natividade, no Rio de Janeiro, Elenice começou a trabalhar cedo e deixou os estudos para ajudar no sustento de casa.

“Não tinha roupa para vestir, calçado para calçar. Meu pai tirou meu irmão mais velho com oito anos e colocou ele para trabalhar em uma fazenda e tirou ele da escola porque tinha que trabalhar, pois era ordem do fazendeiro”, relembrou em entrevista ao Instituto Federal Fluminense. Mas agora, depois de sete décadas, chegou o momento dela.

Comercial

Infância de dificuldades

Criada em família humilde com oito irmãos, ela ajudava o pai no plantio de milho e feijão. Aos 16 anos, deixou a casa dos pais para trabalhar e garantir o próprio sustento.

Mas o sonho de estudar nunca morreu e reascendeu depois que uma antiga empregadora a matriculou em um curso de alfabetização.

Aos poucos, a idosa foi aprendendo e, mesmo com todas as dificuldades, conseguiu concluir o ensino médio em 2006, aos 51 anos. Mesmo com dificuldade em algumas matérias, como Matemática, a paixão por Geografia e Português ela seguiu firme.

Leia mais notícia boa

Batalha emocional

A maior batalha, no entanto, foi emocional.

Em 2013, ela perdeu a filha, vítima de câncer na medula, e entrou em depressão.

“Quando minha filha faleceu, em 2013, eu entrei em depressão, e o Marcelo (filho) já estudava aqui (IFF Campos Centro). Um dia ele chegou em casa e eu tinha tomado um monte de remédio para dormir e ele falou para eu ir conhecer o curso. Isso em 2015. Fiz a minha inscrição, vim para as aulas, aos poucos a depressão foi passando e diminui os remédios controlados. Chegava em casa feliz”, relembrou ela sobre o início no Curso Preparatório Popular Goitacá.

Conquista da universidade

Com dedicação e esforço, Dona Elenice conseguiu bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e garantiu a vaga na universidade.

Agora, prestes a iniciar a graduação, a idosa celebrou a vitória e disse que quer inspirar outras pessoas.

“Conforme eu estou olhando o meu passado, a minha infância, minha juventude, o meu sofrimento de estudar à noite e trabalhar de dia, fazer comida, lavar roupa, cuidar de animais, fazer faxina e levar criança na escola e ainda levar puxão de orelha do patrão, eu vejo isso agora que eu consegui ultrapassar meus limites que eu achava que eram muito difíceis e não era tão difícil chegar aonde eu cheguei. Era só ter boa vontade e um pouco de juízo na cabeça. Muitos desistem pelo caminho ou vão para o caminho errado”, finalizou.

Voa alto Elenice!

Durante o cursinho, Elenice se tornou amiga das professoras. - Foto: Arquivo pessoal
Durante o cursinho, Elenice se tornou amiga das professoras. – Foto: Arquivo pessoal
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial