Um papagaio – ou maritaca – que ficou gravemente ferido e teve o bico destruído ganhou vida nova graças a veterinários do Centro de Reabilitação Animal de Planura, em Minas Gerais.
Os profissionais da Renascer ACN conseguiram reproduzir um bico totalmente funcional para que o pássaro pudesse sobreviver.
O novo bico foi feito à mão com polimetilmetacrilato. É tão durável que seria necessário um maquinário potente para removê-lo.
Melhor ainda, não é só para se exibir! Desde que ganhou o bico, o papagaio conseguiu comer, escalar e fazer tudo o que fazia antes!
“Este papagaio foi encontrado em péssimas condições e tinha perdido totalmente o bico. Junto com a veterinária Maria Ângela Panelli Marchió, nós o resgatamos assim que descobrimos ”, disse Paulo Roberto Martins Nunziata, fundador e presidente da ONG Renascer, que há 3 anos ajuda todos os tipos de animais.
Paulo e a Dra. Maria Ângela deram ao papagaio uma segunda chance na vida e um nome: Fila, que vem de “filha”.
“A Dra Maria Ângela Panelli Marchió ajuda animais resgatados em estado crítico e lhes dá a chance de sobreviver e retornar à natureza. Ela é especialista em ortopedia animal e reabilita animais feridos com próteses de resina plástica feitas à mão”, explica Paulo.
Vida nova
O papagaio agora se recuperou e pode continuar com sua vida normal.
“Hoje tem uma vida normal. Mas, não pode ser devolvido ao seu habitat natural porque, embora a prótese seja resistente, há o risco de cair com o tempo, pois esses animais usam o bico para tudo”, concluiu.
View this post on Instagram
Com informações do Bored Panda