Jonathan é uma tartaruga gigante que completa agora 190 anos! Isso faz dele o animal mais velho de todos os tempos.
Segundo o Guinness World Records, Jonathan é o mais antigo quelônio de todo o sempre – uma categoria que engloba todas as tartarugas, cágados e jabutis.
Quando ele nasceu em 1832, a rainha da Inglaterra, Vitoria, tataravó da rainha Elizabeth II, ainda era adolescente!
Jonathan foi um presente para governador
A tartaruga mais idosa do mundo reside na ilha de Santa Helena – que fica localizada no sul do oceano Atlântico, entre a África e a América do Sul – e é uma celebridade.
Jonathan foi presenteado a Sir William Grey-Wilson – que mais tarde se tornou governador – chegando de Seychelles a Santa Helena em 1882. Mais 31 governadores vieram e foram embora nas décadas seguintes.
Ele passou a maior parte da sua vida no jardim da Plantation House, residência do Governador de Santa Helena.
A tartaruga ‘presenciou’ a criação da lâmpada e até mesmo duas guerras mundiais
O bichinho presenciou várias mudanças no mundo: a primeira fotografia de uma pessoa tirada em 1838, a invenção da lâmpada incandescente em 1878 e até mesmo o primeiro homem a pisar na Lua. Sem contar com as duas guerras mundiais.
Mas na verdade, nesses dois séculos, as únicas coisas que importaram para ele foi continuar dormindo, comendo e acasalando.
Idoso ainda tem muita energia
Segundo o veterinário Joe Hollins, Jonathan está se alimentando à mão, pois com a velhice, ficou cego e sem olfato. Ele adora couve, pepino, cenoura e maçã.
Porém, a sua audição é excelente e ainda tem muita energia! “Em dias suaves, ele toma sol. É muito amado e as pessoas olham por ele”, disse.
O carinho por ele é tão grande, que oficiais na ilha já estão trabalhando nas celebrações do aniversário de Jonathan, previsto para o final deste ano.
Parabéns, Jonathan!
Com informações de CNN