Olha que avanço inspirador! A Escócia acaba de aprovar uma nova legislação e vai distribuir absorventes femininos gratuitamente! A decisão foi anunciada nesta segunda-feira, 15.
O Parlamento em Edimburgo fez a mudança depois de aprovar por unanimidade – em novembro de 2020 – a Lei dos Produtos Menstruais. A nova regra, que declara como direito legal o livre acesso a artigos sanitários em repartições públicas e escolas, prevê o fornecimento gratuito de absorventes em todo o país.
A criadora do projeto, Monica Lennon, deputada do Partido Trabalhista da Escócia, encaminhou o projeto vitorioso e conseguiu apoio das lideranças de todas as frentes parlamentares. A primeira-ministra Nicola Sturgeon também elogiou a “legislação pioneira”, lembrando a importância para mulheres e adolescentes não só da Escócia, mas de todos os países.
Leia mais notícias boas:
- Direito para todos: Justiça permite que homens trans tenham absorventes gratuitos em SP
- Acessibilidade: meninas de comunidades ganham absorventes para ir à escola
- Mudanças no Brasil: Senado aprova distribuição de absorventes a mulheres de baixa renda
Item mais que essencial para mulheres
Neste domingo (14), a secretária de Justiça Social Shona Robison chamou a atenção para o fato de que no atual momento os cidadãos estão sendo forçados a fazer “escolhas difíceis devido à crise do custo de vida”.
“Prover acesso grátis a produtos menstruais é fundamental para a igualdade e a dignidade, e remove as barreiras financeiras em acessá-los”, reforçou a secretária.
Sob a nova lei, autoridades locais e agentes educacionais ficam obrigados a disponibilizar gratuitamente artigos sanitários a quem quer que os necessite.
A deputada Monica Lennon também falou durante a discussão da lei, que a ação “marca uma virada, normalizando a menstruação na Escócia e enviando um sinal sério de que nosso parlamento leva em conta as questões de gênero. Trata-se de produtos de base. Nenhuma mulher na Escócia deveria viver sem proteções higiênicas”.
Informação está para todos
Para facilitar o acesso da população, o governo disponibilizou um site com conteúdo educacional para empregadores.
Os parlamentares também garantiram o aumento das verbas das escolas para saúde menstrual e implementaram uma campanha de combate ao estigma sobre o tema, que teve um ótimo resultado entre os escoceses.
O aplicativo PickupMyPeriod, lançado pela iniciativa social Hey Girls com apoio do governo escocês, fornece ainda informação imediata sobre os postos de distribuição dos artigos sanitários mais próximos.
“Estou grata a todas as jovens e meninas que foram essenciais em desenvolver os produtos para suprir as suas necessidades”, comentou Shona Robison.
Que iniciativa maravilhosa! Que sirva de inspiração para mais nações!
Com informações de Poder 360