Que vídeo mais lindo! Um professor de português e literatura ensinou uma música para crianças aceitarem o próprio cabelo e elas cantando a canção é a coisa mais fofa que você vai assistir hoje!
Na gravação, que está viralizando nas redes sociais, Allan de Souza e as crianças cantam juntos: “O meu cabelo é bem bonito. É black power e bem pretinho. O do João também é bonito, é amarelo e bem lisinho. O da Vitória é uma gracinha, cor de chocolate, feito de trancinha. O do Ricardo é muito legal, é bem crespinho e é natural. Muitos formatos, vários cabelos. Não tenha medo, se olhe no espelho. Ele representa a sua identidade. Ninguém vai tirar a minha liberdade”.
É desse jeito simples, participativo e alegre que o professor do Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Professor Carlos Falseth, no Jardim América, Zona Norte do Rio de Janeiro, ensina sobre respeito, aceitação e valorização do ser humano. (assista abaixo)
A música antirracista
Allan também é cantor e poeta. O professor contou que a canção antirracista criada por ele surgiu a partir de uma conversa com outra professora que achou a ideia incrível.
“Fui para casa, escrevi umas três letras e falei: ‘Vou testar essa com eles, não sei o que vão achar’. Deu certo, eles adoraram, os outros coleguinhas também adoraram, e a gente está cantando até então”, contou Allan.
Sucesso nas redes
E olha que legal! O vídeo viralizou tanto que professores de outros estados pediram para adotar também a música em sala de aula, contou Allan.
E mais do que o sucesso, o professor comemora esse jeito inclusivo de educar as crianças brasileiras:
“É uma satisfação enorme, uma alegria imensa. Isso é muito mágico, esse momento que a gente está podendo trazer uma nova educação inclusiva, trabalhando com autoestima, valorização, acolhimento”.
Parabéns professor! Mandou muito bem!
Confira o vídeo e veja se não dá vontade de cantar junto!
Ver essa foto no Instagram
Com informações de O Dia