Esperança contra a insônia. Pesquisadores norte-americanos criaram uma máscara para fazer as pessoas dormirem mais facilmente à noite.
A máscara desenvolvida na Universidade de Stanford, na Califórnia, EUA, usa a tecnologia de flash de luz, que regula o relógio biológico.
Ela envia pulsos de luz de milissegundos – semelhantes aos de um flash de câmera – para estimular os nervos do cérebro que são sensíveis à luz.
Os fabricantes da Lumos Smart Sleep Mask dizem que esses pulsos ajudam a estimular esses nervos, que enviam sinais para suprimir ou produzir melatonina, o hormônio que controla quando você está acordado e quando vai dormir.
Eles esperam que esta tecnologia seja um tratamento mais barato e mais fácil para pessoas que não podem dormir devido a insônia, ou jet lag – a alteração no sono que acontece com a mudança do fuso horário em longas viagens de avião.
Motivo
Nossos relógios biológicos são sincronizados com mudanças claro-escuro e regulam múltiplos processos fisiológicos, incluindo padrões de temperatura corporal, atividade cerebral e produção de hormônios.
A luz é o ponto principal que influencia os ritmos circadianos.
Quando o sol nasce, o cérebro envia sinais para a glândula pineal para suprimir a produção de melatonina.
Mas quando o sol se põe, a glândula pineal recebe sinais para secretar melatonina para deixá-lo sonolento.
As corujas noturnas mantêm as luzes durante a noite, interrompendo, portanto, os sinais que lhes dizem que é hora de dormir.
Se o seu corpo não recebe esses sinais, entretanto, seu ritmo circadiano pode ser completamente eliminado.
“Sempre que afetamos nosso ritmo circadiano, impactamos nosso sono, as consequências para a saúde são muito grandes”, disse Robert Oexman, especialista em sono de Joplin, Missouri, ao Daily Mail Online.
“Isso pode aumentar o risco de tudo, de ansiedade a depressão, pode afetar as mudanças nos níveis de glicose – aumentando o risco de diabetes tipo 2 – e aumenta o risco de certas doenças cardíacas e cânceres.”
Jet lag
“Para o jet lag, podemos realmente mudar o ciclo de sono três ou quatro horas em uma única noite”, disse Vanessa Burs, CEO da LumosTech, à Apex.
Em referência ao cenário de São Francisco para Nova York, Burns disse que em vez de o usuário se forçar a ir para a cama às 23h (horário da Costa Leste dos EUA) – embora parecesse às oito da noite – a máscara os ajudaria a se sentirem na hora de ir dormir.
Preço
O Lumos Smart Sleep Mask, deve começar a ser vendido em agosto por US $ 175 – cerca de R$ 650.
Com informações do Daily Mail