Esperança para quem sofre de asma alérgica. Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP conseguiram bloquear o avanço da doença em cobaias e agora pensam em uma vacina para humanos.
O estudo deles foi publicado no conceituado Journal of Allergy and Clinical Immunology.
Reportagem da revista da Fapesp, órgão que financia o estudo, diz que os pesquisadores aumentaram a quantidade de uma determinada proteína e isso bloqueou os linfócitos, responsáveis pela produção de citocina, que desencadeia a progressão da doença.
O professor João Santana da Silva, coordenador do grupo de pesquisadores, explica que a ideia do estudo surgiu com experimentos realizados no laboratório da FMRP.
“Mostramos que em camundongos com deficiência de Blimp-1 específicos para células T, a exclusão de Blimp-1 em células T piorou a doença das vias aéreas, e essa piora foi inibida pela neutralização da IL-9”, diz a publicação científica.
Vacina
Desvendado o caminho, o estudo agora é para descobrir qual medicamento pode ser usado como uma vacina, por exemplo.
Os próximos passos são os estudos em humanos para comprovar a eficácia da descoberta.
Os pesquisadores também buscam investidores que queiram aplicar US$ 5 milhões na criação de uma empresa que vai estudar e produzir comercialmente medicamentos para várias doenças, incluindo a asma.
Com informações do JornalDaUsp
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no: