A Suécia apresenta o protótipo do primeiro navio cargueiro movido a vento! A medida é uma resposta positiva no combate à poluição, às mudanças climáticas e ao aquecimento global.
Os criadores do Oceanbird esperam entregar a primeira unidade do navio em 2024. As encomendas começam no ano que vem.
O Oceanbird – pássaro do oceano, em tradução livre – tem cinco velas de aço, parecidas com as asas de um avião. Quando içadas, elas alcançam uma altura de até 105 metros acima do nível do mar, capturaram a força do vento e impulsionam o navio no oceano.
De acordo com os responsáveis pelo projeto, o uso do vento pode reduzir em 90% o consumo de combustível para transportar uma carga pelo mar, o que vai diminuir a poluição.
O navio também tem um motor à combustão, para auxiliar nas manobras do navio nos portos.
O navio
O governo sueco investiu 27 milhões de coroas suecas – 16,4 milhões de reais – no desenvolvimento do navio.
O projeto é liderado pela empresa de transporte marítimo sueca Wallenius Marine, em conjunto com o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo e o instituto de pesquisa SSPA.
Com 200 metros de comprimento e 45 metros de largura, o Oceanbird é um cargueiro voltado para o transporte de carros, caminhões e outros tipos de veículos – uma classe de navio conhecida pela sigla PCTC (pure car truck carrier).
Quando a primeira unidade ficar pronta, ela terá capacidade de transportar até 7.000 automóveis.
Poluição
O projeto para criar um navio cargueiro que consuma menos combustível e reduza as emissões de gás carbônico, vem sendo desenvolvido desde o ano passado.
Hoje, o transporte marítimo é responsável por 3% das emissões de CO2 no mundo.
A meta da Organização Internacional Marítima (IMO), uma agência ligada à ONU, é reduzir em até 50% as emissões de gases do efeito estufa do setor até 2050, em relação aos níveis de 2008.
Embora não seja um navio cargueiro veloz – a velocidade média estimada é de 18,5 quilômetros por hora – a expectativa é de que o Oceanbird ajude a reduzir o impacto da indústria marítima no aquecimento global.
A estimativa é de que ele terá capacidade de cruzar o Oceano Atlântico, entre a Europa e os Estados Unidos, em 12 dias. Os navios atuais costumam para fazer o mesmo trajeto em 8 dias.
Assista:
Com informações do OceanBirdWallenius