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Navio movido a vento poderá mudar transporte marítimo: vídeo
15 de setembro de 2020
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Navio movido a vento - Foto: divulgação /Wallenius Marine
Navio movido a vento - Foto: divulgação /Wallenius Marine

A Suécia apresenta o protótipo do primeiro navio cargueiro movido a vento! A medida é uma resposta positiva no combate à poluição, às mudanças climáticas e ao aquecimento global.

Os criadores do Oceanbird esperam entregar a primeira unidade do navio em 2024. As encomendas começam no ano que vem.

O Oceanbird – pássaro do oceano, em tradução livre – tem cinco velas de aço, parecidas com as asas de um avião. Quando içadas, elas alcançam uma altura de até 105 metros acima do nível do mar, capturaram a força do vento e impulsionam o navio no oceano.

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De acordo com os responsáveis pelo projeto, o uso do vento pode reduzir em 90% o consumo de combustível para transportar uma carga pelo mar, o que vai diminuir a poluição.

O navio também tem um motor à combustão, para auxiliar nas manobras do navio nos portos.

O navio

O governo sueco investiu 27 milhões de coroas suecas – 16,4 milhões de reais – no desenvolvimento do navio.

O projeto é liderado pela empresa de transporte marítimo sueca Wallenius Marine, em conjunto com o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo e o instituto de pesquisa SSPA.

Com 200 metros de comprimento e 45 metros de largura, o Oceanbird é um cargueiro voltado para o transporte de carros, caminhões e outros tipos de veículos – uma classe de navio conhecida pela sigla PCTC (pure car truck carrier).

Quando a primeira unidade ficar pronta, ela terá capacidade de transportar até 7.000 automóveis.

Poluição

O projeto para criar um navio cargueiro que consuma menos combustível e reduza as emissões de gás carbônico, vem sendo desenvolvido desde o ano passado.

Hoje, o transporte marítimo é responsável por 3% das emissões de CO2 no mundo.

A meta da Organização Internacional Marítima (IMO), uma agência ligada à ONU, é reduzir em até 50% as emissões de gases do efeito estufa do setor até 2050, em relação aos níveis de 2008.

Embora não seja um navio cargueiro veloz – a velocidade média estimada é de 18,5 quilômetros por hora – a expectativa é de que o Oceanbird ajude a reduzir o impacto da indústria marítima no aquecimento global.

A estimativa é de que ele terá capacidade de cruzar o Oceano Atlântico, entre a Europa e os Estados Unidos, em 12 dias. Os navios atuais costumam para fazer o mesmo trajeto em 8 dias.

Assista:

Com informações do OceanBirdWallenius

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