O governador de São Paulo, João Dória, fez uma promessa animadora: disse que até o final de outubro toda a população adulta do estado de São Paulo estará vacinada.
E durante a promessa, feita nesta quarta, 2, ele também deu a data máxima para terminar a vacinação: dia 31 de outubro.
“Preparem o braço. Vamos vacinar toda a população adulta do estado de São Paulo até 31 de outubro deste ano”, diz o post do governador no Instagram.
Agora a esperança é que o governo federal repita o que fez em janeiro. Assim que Dória vacinou a primeira brasileira, o ministério da saúde correu para fazer o mesmo e antecipou a vacinação para o restante do Brasil para o dia seguinte.
Briga política
Quem ganha nessa briga política, claro, é a população, que aguarda ansiosamente para ser imunizada.
A promessa do governador de São Paulo vem num momento de grandes protestos no país por agilidade na imunização da população.
Números da vacinação em SP
De acordo com o site vacinômetro, plataforma do governo do estado que contabiliza os dados sobre a vacinação, até o momento em SP foram vacinadas 16.932.597 pessoas.
Destas, 11.366.216 receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-10, e 5.566.381 receberam a segunda dose da vacina.
Números da vacinação no Brasil
De acordo com os dados coletados pelo consórcio de veículos de imprensa, o mês de maio fechou com quase 20,5 milhões de doses aplicadas. Houve uma queda de 16% em relação a abril, que teve 24,6 milhões de doses aplicadas.
E houve redução significativa na segunda dose aplicada: caiu de 10,5 milhões para 6,5 milhões, entre abril e maio.
Até agora, 21,8% dos brasileiros receberam a primeira dose e 10,5% tomaram a segunda dose das vacinas contra Covid-19.
View this post on Instagram
Com informações do Metrópoles, OGlobo e SNB