Uma modelo de sucesso da Polônia abandonou as passarelas para ensinar costura e design para mulheres pobres no Quênia, África.
Em 2018, Maja Kotala decidiu mudar sua vida e ir para a África para ajudar outras pessoas a aprenderem uma profissão.
Ela criou o projeto Costurando Juntos, que educa mulheres sobre como costurar e fazer um negócio autossustentável.
“Eu ensino como criar coleções. Eu ensino os conceitos básicos de negócios, marketing, vendas, habilidades de barganha e como se comportar com o cliente”, disse Kotala.
Cursos gratuitos
Com sede em Mombaça, os cursos gratuitos ensinam as alunas, não só a confeccionar roupas, mas também a iniciar sua própria linha de moda.
O sucesso do projeto é baseado no fato de que mulheres instruídas treinam outras para crescerem também.
“Depois de seis meses, elas criam e interpretam desenhos. Nesse momento, posso criar um local de trabalho para eles”, disse Kotala .
Ela não gosta de pedir doações, por isso o programa é financiado por meio de parcerias com outras empresas, além da venda da Loja de Caridade .
África
Kotala diz que depois de viver na Austrália e em Paris, ela encontrou seu lugar na África.
“A África é linda, colorida e aberta. Nunca vi nada melhor”, disse. “Então eu reuni forças para lutar por essas meninas talentosas.”
A escola dá a elas a oportunidade de se desligarem do estereótipo de que o papel da mulher é ficar em casa e cuidar dos filhos.
“Uma de minhas alunas vem de uma família muçulmana e não pode ir para a faculdade”, diz Kotala.
“Tínhamos uma mãe solo com um filha que foi expulsa pela família porque estava grávida antes do casamento e foi banida por dois anos. Temos meninas que foram forçadas pelos pais a aprender as chamadas profissões específicas.”
E Maja Kotala não vai parar por aí!
“Quero que as meninas assumam o que estou fazendo o mais rápido possível para que eu possa desenvolver a ideia do ‘Costurar Juntos’ em outro país”, concluiu.
Veja mais sobre o projeto:
Com informações do Sunnyskyz