E novamente, um gatinho se torna herói numa história. Thor é um gato amarelo de 4 meses que salvou sua família de morrer intoxicada por vazamento de monóxido de carbono em casa, um gás levemente inflamável, inodoro e que pode matar porque é muito tóxico.
O caso aconteceu em Michigan, nos Estados Unidos. A família instalou um gerador após perder a energia da casa e não tinha notado que havia um vazamento. Com duas crianças pequenas e todas as janelas fechadas, eles corriam risco de morrer silenciosamente.
Mas o gatinho, ao identificar o cheiro, acordou a tutora com um miado de alerta: “Thor desempenhou um papel crucial em salvar a família de quatro pessoas”, disse o chefe dos bombeiros de Farmington Hills, Jon Unruh. “Todos os quatro estavam sofrendo graves efeitos de envenenamento por monóxido de carbono”.
Como tudo aconteceu
No final de agosto, Heidi e Ronald Stamper, tutores de Thor, perderam energia em sua casa em Farmington Hills, Michigan.
Aí, eles instalaram um gerador portátil para alimentar seus aparelhos, mas acidentalmente fecharam a porta da garagem. Sem ventilação adequada, o monóxido de carbono começou a se infiltrar dentro da casa da família.
O monóxido de carbono é silencioso, inodoro e mortal. E, infelizmente, Heidi, Ron e seus dois filhos não tinham ideia de que estavam sendo envenenados quando foram para a cama naquela noite.
Thor salvou a família
Até que, por volta de 1h45, Heidi foi acordada com um terrível som estridente. Ela descobriu que seu gatinho de 4 meses, Thor, estava gritando e parecia muito doente.
Ela o pegou e levou para fora, para tomar um ar fresco. Ela notou que o gatinho reviveu e parecia muito melhor do lado de fora, então ela abriu uma janela da casa e voltou para a cama.
Heidi perdeu a consciência quando o gás começou a tomar conta. “Meia hora depois, o gato começou a gritar novamente”, lembrou Heidi.
“Isso me acordou, mas desta vez, eu tinha suor em todas as minhas roupas. Eu não conseguia me mover. Eu me senti muito mal do estômago”.
Quando Heidi não respondeu, Thor foi até as crianças e voltou a gritar. Finalmente, Paige, de 13 anos, e Quinn, de 11, perceberam que algo estava errado. Heidi acordou no chão com sua família tentando reanimá-la.
Eles foram para fora, onde Ron desmaiou. As crianças ligaram para o 911 e todas as quatro pessoas foram levadas para hospitais para serem tratadas por envenenamento grave por monóxido de carbono.
Gente, que susto!
Cuidados!
O departamento de polícia espera que a história da família Stamper lembre a todos sobre a importância de ter detectores de monóxido de carbono instalados em cada andar da casa.
Os Stampers não tinham, mas pode ter certeza que eles instalaram alguns assim que saíram do hospital!
Heidi e sua família agora estão de volta em casa e estão incrivelmente gratos ao gato fofo por salvá-los.
“Se não fosse por Thor, não estaríamos aqui. Ele salvou nossas vidas”, agradeceu.
Thor, você é um anjo!
Com informações de InspireMore