Papa pede fim dos ataques em Israel: “A guerra é uma derrota, apenas uma derrota”
O Papa Francisco se pronunciou neste domingo, 8, sobre os ataques em Israel. Ele pediu paz e orações durante a celebração após os ataques do Hamas ao sul de Israel, no último sábado, 7. “Toda guerra é uma derrota”, afirmou Sua Santidade, claramente abatido. “Rezemos pela paz em Israel e na Palestina!.”
Em tom de preocupação, o Papa Francisco celebrou o Angelus e dedicou a celebração à eclosão da violência em Israel. “A violência explodiu ainda mais ferozmente, causando centenas de mortos e feridos”, disse Sua Santidade.
A ofensiva do Hamas ocorreu na manhã de sábado (7) por terra e ar. Do lado israelense, os relatos são de 600 mortos e 2 mil feridos, entre as vítimas crianças e idosos. Entre os palestinos, há indicações de pelo menos 370 mortos e também 2 mil feridos.
“Parem com os ataques”
O Papa Francisco pediu paz e orações e também fez questão de demonstrar solidariedade às vítimas e famílias.
“Expresso a minha proximidade às famílias das vítimas, rezo por elas e por todos aqueles que vivem horas de terror e angústia”, disse.
Sem mencionar o nome do grupo terrorista Hamas, o Papa Francisco pediu o cessar-fogo.
“Por favor, parem com os ataques e as armas. Compreenda que o terrorismo e a guerra não levam a nenhuma solução, mas apenas à morte e ao sofrimento de muitas pessoas inocentes.”
Guerra na Ucrânia
O Papa Francisco também lembrou da guerra entre Rússia e Ucrânia cuja estimativa é de 200 mil vítimas entre mortos e feridos.
“Não nos cansemos de invocar, por intercessão de Maria, o dom da paz sobre os numerosos países do mundo marcados por guerras e conflitos”, disse. “Continuemos a recordar a querida Ucrânia, que todos os dias sofre tanto, tão martirizada.”
Leia mais notícia boa
- Papa sugere que igreja dê bênçãos a casais homoafetivos: se aproximar de Deus
- Papa Francisco fala abertamente sobre sexo, aborto e LGBTQIA+ com jovens
- Caetano Veloso é abençoado por Papa no Vaticano e pede pelo Brasil.Ensinamentos de paz
Brasileiros em Israel
O Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, informou que há um brasileiro ferido e três desaparecidos em Israel.
A Embaixada do Brasil em Israel registrou 1.000 brasileiros no país, dos quais a maioria em Tel Aviv e Jerusalém. Um avião do governo deve partir nesta terça-feira para resgatar os brasileiros.
A atriz Gabriela Duarte e os dois filhos Manoela e Frederico estão em Tel Aviv, distante da região dos ataques. Mas ela fez uma live informando que estão todos bem e recebendo devido apoio neste momento difícil.
“Aqui bem do lado do hotel que estou caiu um míssil”, disse. “O hotel te dá todo o aparato, as ruas estão muito policiadas, mas está tudo fechado, e muito difícil”, disse. “Não é uma situação fácil. Infelizmente vulnerabilidade.”
Assista ao vídeo do Papa Francisco pedindo paz e orações para Israel e Palestina: