Carnaval: é bom apagar 5 aplicativos do celular antes de sair para a festa
Vai pular Carnaval hoje? Antes de ir, uma boa dica é apagar aplicativos do celular, fazer uma limpeza temporária inclusive em arquivos importantes para evitar dissabores…. Relaxe porque eles podem ser reinstalados depois da folia.
Essa rápida precaução pode evitar problemas porque roubos, furtos ou perdas de celulares são comuns nessa época, infelizmente.
E os criminosos podem usar seu celular para acessar informações sensíveis, como contas bancárias e identidades. Veja abaixo o que deletar do smartphone antes de sair de casa.
Aplicativos de celular para apagar neste Carnaval
Delete um por um dos apps abaixo e lembre-se também de deslogar das redes sociais antes de sair de casa:
1 – Apague aplicativos de banco e reduza limites
Com os aplicativos de bancos desbloqueados, criminosos podem fazer transferências e até compras em seu nome. Para evitar isso, prefira utilizar dinheiro em espécie durante o Carnaval ou um cartão de débito com limite baixo e pagamento por aproximação desabilitado.
Caso opte por manter os aplicativos, reduza os limites diários e ative mecanismos de segurança, como o Modo Rua do Nubank e o Cadastro no Celular Seguro.
2 – Delete apps de compra
Ah, também vale apagar os apps de compras online – como iFood, Uber, Shopee, Mercado Livre – que tenham seu cartão cadastrado.
3 – Apague CNH e Gov.br
Aplicativos de identificação pessoal, como CNH Digital e identidade, presentes nos serviços do Gov.br, também representam riscos em caso de roubo do aparelho.
Isso porque seus dados pessoais podem ser usados em golpes ou fraudes.
Mas não dá pra ficar sem identificação, né? Então o melhor mesmo é utilizar versões físicas desses documentos, mas somente o essencial.
Ler mais notícia boa
- Vídeo com dicas de segurança básicas para foliões no Carnaval viraliza; Assista
- Crianças na folia: 8 dicas para curtir bem o Carnaval com os pequenos
- Carnaval: dicas para proteger seu celular e apps de banco nos bloquinhos
4 – Tire arquivos com informações sensíveis
É comum ter fotos ou PDFs de boletos bancários, contratos, documentos e outras informações sigilosas no celular. O risco aqui é que esses documentos também sejam usados para fraudes ou até extorsões.
Para garantir a segurança dos seus dados, transfira-os para um local seguro, como um serviço de armazenamento na nuvem protegido por senha ou um HD externo.
Não esqueça de conferir o bloco de notas, e apagar senhas que você pode ter anotado.
5 – deslogue de perfis profissionais
Quem não se lembra do caso que viralizou essa semana da social media da Stone que fez uma publicação na conta errada? Se você trabalha com o celular, tem a senha da empresa, e não quer passar pelo mesmo que ela, a dica é: nos dias de folia deslogue dos perfis profissionais.
Também não esqueça de proteger aplicativos e documentos importantes para o negócio ou empresa.
Anotou as dicas? Agora divirta-se sem preocupação!