Dia do Orgulho Autista; famosos já diagnosticados ajudam anônimos a se reconhecerem
Hoje, 18 de junho é o Dia do Orgulho Autista, adultos famosos que foram diagnosticados nos últimos tempos, têm extrema importância para que outras pessoas com a mesma condição se identifiquem e saibam que é possível, sim, conviver com TEA, se relacionar, ter uma profissão e se compreender melhor.
Entre eles, Danilo Gentili, Letícia Sabatella, Elon Musk e Greta Thunberg Veja lista de 9 personalidades diagnosticadas com autismo abaixo.
O Dia do Orgulho Autista foi criado para celebrar a neurodiversidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Elas geralmente têm alterações físicas e funcionais do cérebro que podem afetar o desenvolvimento motor, a linguagem e o comportamento.
Famosos diagnosticados com autismo
Os sintomas começam desde criança, mas há algumas décadas quase ninguém entendia. E quem tinha a condição enfrentava dificuldades internas e preconceitos.
Letícia Sabatella
A atriz, Letícia Sabatella, famosa por atuações em novelas como “Caminho das Índias” e “O clone”, revelou no ano passado seu diagnóstico de autismo leve, como mostrou o Só Notícia Boa.
“É um alívio, libertador”, desabafou ela em uma série de vídeos postados no Instagram pessoal.
Letícia Sabatella disse que a descoberta do diagnóstico do nível 1 do Transtorno do Espectro Autista (TEA) explica alguns comportamentos dela, como chegar depois de a festa acabar, não conseguir ao cinema e até perder amizades por isso.
Danilo Gentili
O humorista e apresentador brasileiro, Danilo Gentili, revelou que foi diagnosticado com autismo em 2020. Ele revelou o diagnóstico ao entrevistar uma apresentadora com a mesma condição em seu programa “The noite”.
“Tem um ano e pouco e eu fiz teste e me diagnosticaram com nível de espectro autista. Me falaram que eu precisaria fazer outros exames de acompanhamento para ver qual era o nível, mas eu não quis. Se sou autista não quero saber, já sou assim e já era”, afirmou o apresentador.
Leilah Moreno
A atriz e cantora brasileira, Leilah Moreno, do Altas Horas, recebeu o diagnóstico de autismo também adulta, após os 25 anos.
“A forma de me comunicar, me conectar com as pessoas e ver o mundo eram diferentes. Achava que isso era porque eu era artista, criança ou aquariana. Tinha um mundo muito particular e imenso. Não fui uma autista não-verbal, fui comunicativa, mas tive momentos de isolamento, ainda tenho. Tinha bastante ressaca social’, afirmou em entrevista ao gshow.
Leia mais notícia boa
- Letícia Sabatella é diagnosticada com autismo e diz: É um alívio, libertador
- Menino autista com hiperfoco em galinhas ganha parabéns em ‘galinhês’
- Ex-BBB se emociona ao saber que filho autista terá terapia gratuita
- Artista plástico autista brasileiro ilustra livro sobre autismo e faz sucesso no mundo
Elon Musk
O polêmico CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk revelou que é autista e se referiu a si mesmo como neurodivergente, em entrevista ao “Saturday Night Live”.
“Às vezes, depois de dizer algo, tenho que dizer o que significa. Eu sei que às vezes digo ou posto coisas estranhas, mas é assim que meu cérebro funciona”, afirmou.
Greta Thunberg
A ativista ambiental Greta Thunberg foi diagnosticada com autismo aos 12 anos. Ela tratou de explicar ao mundo que isso não é doença.
“O autismo não é uma doença. Não é algo que você ‘tem’. Definitivamente, não é ‘causado’ por nada como vacina ou dieta. Significa simplesmente que você é um pouco diferente de todas as outras pessoas”, afirmou nas redes sociais em 2021.
Anthony Hopkins
O ator Anthony Hopkins, ganhador do Oscar pela atuação em “O silêncio dos inocentes”, foi diagnosticado com autismo aos 70 anos, depois de várias atuações brilhantes na história de Hollywood.
Courtney Love
O vocalista da banda Hole, Courtney Love, recebeu o diagnóstico aos 9 anos de idade. Mas só aos 33 anos tornou a informação pública.
Sia
A cantora e compositora australiana Sia é outra famosa que recebeu o diagnóstico de autismo já adulta, quando tinha 46 anos.
“Por 45 anos, eu pensei ‘Tenho que colocar meu traje humano’. E somente nos últimos dois anos eu me tornei totalmente eu mesma”, disse em entrevista a um podcast.
Daryl Hannah
Daryl Hannah, atriz conhecida por atuar em filmes como “Splash: uma sereia em minha bida” e “Kill Bill”, também tornou público o diagnóstico de autismo e falou sobre suas experiências de vida.
Com informações do Extra