Jovem que escapou de tentativa de feminicídio agradece pela vida, 1 ano depois; “um milagre”

Há um ano, Agatha Marquês Santos, de 26 anos, ficou entre a vida e a morte. A jovem escapou de uma tentativa de feminicídio, ao ser alvejada por uma bala que a deixou numa cadeira de rodas. Hoje, ela tem certeza que ela é um exemplo de “milagre” por estar em plena recuperação e cada dia melhor.
Moradora da comunidade do Batan, em Realengo, no Rio de Janeiro, Agatha foi baleada na cabeça a poucos metros de casa, tudo indica que teria sido pelo ex-namorado. Ela foi socorrida pelos vizinhos e levada para o Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz.
O impacto do tiro foi tão intenso que a jovem teve de tirar uma parte do crânio devido aos ferimentos. Como efeito, Agatha ainda tem de usar cadeira de rodas, mas já consegue ficar de pé por alguns minutos. Em recuperação, ela só agredece: “Deus me concedeu ‘um sopro de vida’ e hoje estou aqui como um milagre”.
Cada dia melhor
A família da jovem diz que Douglas da Silva Virgulino, ex-namorado, é o principal suspeito do crime. O casal havia terminado o relacionamento cerca de um ano antes da tentativa de feminicídio. Inconformado com o término, Douglas não aceitava a separação.
“Um ano que, para muitos, passou rápido, mas para mim foram 365 dias vividos minuto a minuto, todos eles com incertezas, medos, desafios, força e fé. Sei que ainda tenho muitos desafios pela frente.”
O crime está sob investigação, aguardando desfecho.
Leia mais notícia boa
- Feminicídio agora é crime hediondo no Brasil; até 40 anos de cadeia
- Mãe que sofria violência doméstica foge de casa e pede ajuda para ter onde morar com os filhos; doe na vaquinha
- Aprovado: SUS vai pagar reconstrução dentária para mulheres vítimas de violência doméstica
Desafios superados com muita garra
Agatha disse ter sentido “muitos medos”, mas sua determinação é “ficar de pé e vencer”. “Reconheço que realmente a vida é ‘um sopro’ e que devemos valorizar cada minuto, vitória, derrota, sorriso e lágrima, valorizar até às dificuldades.”
Mãe de duas crianças, a jovem se disse grata pelo apoio da família e dos amigos.
“Quero dar um [recado] a todos: valorizem a vida, se amem, não esperem o ‘momento certo’ para ser feliz porque o momento certo é agora. Então, seja feliz hoje. Não importam as circunstâncias, os medos e as dificuldades”, ressaltou a jovem ao jornal O Dia.
