Macaco-prego que sobreviveu ao incêndio no Pantanal vira símbolo de esperança
Esse macaco-prego salvo do incêndio no Pantanal se tornou um símbolo de que dias melhores virão e tudo isso vai passar! O pequenino foi encontrado ainda com o cordão umbilical e está recebendo cuidados de veterinários.
O filhote foi resgatado por equipes do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e do Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), durante monitoramento das áreas afetadas pelas chamadas.
O pequenino foi batizado de Fênix, uma referência ao pássaro mitológico que renasce das cinzas. No Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande, o macaquinho passa por cuidados intensivos e se recupera da melhor maneira possível.
Encontrado nas cinzas
Quando a equipe chegou no local do incêndio, a situação era muito crítica. O fogo havia arrasado tudo e apenas cinzas sobraram.
Procurando por animais feridos, as equipes do Ibama e do Gretap encontraram o macaquinho, que viria a se tornar Fênix.
“O cuidado com animais silvestres é extremamente delicado e exige muita atenção. Eles são muito sensííveis”, disse Aline Duarte, gestora do Hospital Ayty.
Leia mais notícia boa
- Policiais enfrentam incêndio florestal e resgatam cães idosos; vídeo
- 50 animais são resgatados de incêndios florestais no Tocantins; vídeo
- Pele de tilápia cicatriza patas de filhote de anta ferida em incêndios no Pantanal; vídeo
Cuidado especiais
Imediatamente o filhote foi levado pela equipa até a base de Miranda. Lá, foi tratado até o dia 16 e depois transferido para os cuidados do Hospital Ayty.
Por ser muito novinho, o macaco-prego exige uma atenção muito específica. O bichinho é alimentando com mamadeira a cada duas horas.
Além disso, ele também precisa de estímulos para defecar, urinar e está em um local quentinho.
Sinais de recuperação
Agora, sob os cuidados do Cras, Fênix apresenta melhora a cada dia que passa.
“O cuidado com animais silvestres é extremamente delicado e exige muita atenção. Eles são muito sensíveis. Estamos alimentando o macaco de duas em duas horas. Ele foi encontrado ainda com o cordão umbilical, um bebê ainda”, contou Aline em entrevista à Agência de Notícias do Mato Grosso do Sul.
Símbolo de esperança
Para todos que participaram do resgate, Fênix se tornou um símbolo de esperança.
Nas redes, internautas comemoram muito que o macaquinho foi salvo pelos profissionais.
“Símbolo de esperança e fé de que tudo isso vai passar! Que esse anjinho seja bem cuidado e possa voltar para a natureza em breve”, disse um.
Um segundo, disse que torce o mais rápido possível para Fênix ficar bem.
“Vejo essas imagens e fico muito feliz. Que bom que ele foi resgatado com vida, tomara que se recupere logo!”.