9 ajustes para WhatsApp ficar mais seguro e ter privacidade
O WhatsApp é a plataforma de mensagens mais usada no Brasil e se você quer mais segurança e privacidade para mexer no aplicativo, esses 9 ajustes tornam o app bem melhor e livre de invasores indesejáveis.
Com alguns passos simples você protege suas conversas e torna a experiência de uso mais tranquila. O primeiro deles é desativar o download automático de mídias.
Além de parar de ocupar espaço na memória do celular, esse recurso evita que você baixe itens enviados por suspeitos e terceiros. Veja a lista completa do que fazer abaixo!
Por que aumentar a segurança?
O WhatsApp é uma ferramenta muito poderosa. Hoje, o aplicativo é usado para tudo: trabalho, reuniões, comércio, conversas íntimas, entre outros.
Assim, acaba se tornando também muito vistoso para invasores, que tentam roubar dados como cartões de crédito, usando brechas no app.
Nesse sentido, saber como se proteger é fundamental. Reproduzimos a seguir as dicas do TechTudo.
Leia mais notícia boa
- Inteligência Artificial do WhatsApp vai ganhar novas funções, veja quais são
- Aprenda a esvaziar lixeira do WhatsApp para liberar memória do seu celular
- Chega ao Brasil Meta AI, integrada com WhatsApp, Instagram e Messenger
9 dicas essenciais para melhorar a segurança do seu WhatsApp
- Desativar download automático: para desativar o download automático, basta acessar “Armazenamento e dados”, nas configurações, e escolher “Nunca” para “Fotos, “Áudio, “Vídeos” e “Documentos.”. Pronto seu telefone não vai mais entupir de fotos dos outros.
- Restringir visualização da foto de perfil: para proteger o seu app contra clonagem, restrinja a privacidade da sua foto de perfil. Assim, apenas seus contatos poderão vê-la. Vá em “Privacidade”, clique em “Foto do perfil” e escolha “Meus Contatos.
- Trancar conversas: também é possível trancar suas conversas com senhas, garantindo que ninguém vá ler o que você escreveu. Para isso, pressione o chat e selecione “Trancar conversa”. Os chats trancados vão ficar em uma nova aba, que pode ser acessada apenas com a senha.
- Ativar verificação em duas etapas: ao ativar a verificação em duas etapas, o WhatsApp vai exigir um código de confirmação ao logar no dispositivo. Para habilitá-la, vá em “Conta” e selecione “Confirmação em duas etapas.”
- Desativar “Visto por último” e “Online”: o “visto por último” e o “online” podem ser removidos para aqueles que desejam mais privacidade. Para fazer isso, vá em “Privacidade”, toque em “Visto por último e online” e selecione “Ninguém.”
- Proteger seu IP: proteger o endereço de IP é fundamental na internet, principalmente no WhatsApp. Clique em “Privacidade” nas configurações e selecione “Configurações avançadas”. Agora, toque em “Proteger endereço de IP nas ligações.”
- Ativar Backup automático: ativar o backup automático salva suas conversas na nuvem e, em caso de perda do aparelho, evita que você perca tudo. Basta ir em “Conversar”, selecionar “Backup de conversar” e escolher a frequência desejada. Há uma opção diária, semanal ou mensal.
- Configurar notificações: o WhatsApp permite que os usuários configurem o aplicativo da maneira que quiserem. Assim, você pode desativar as prévias de mensagens que surgem na tela e aumentar ainda mais a privacidade. Para isso, clique em “Notificações” e selecione da forma que te agrada.
- Fotos HD: recentemente o app disponibiliza uma nova função, a de enviar fotos em HD sem perder a qualidade. Para isso, clique no ícone “HD” ao evitar uma imagem e selecione “Qualidade em alta definição”. Mas fique atento, o recurso gasta mais dados móveis!