Renegocia! Veja como quitar suas dívidas online no Portal do Consumidor; passo a passo
O programa de renegociação de dívidas, o Renegocia, para ajudar o consumidor a quitar dívidas com descontos, já começou e vai até 17 de janeiro. É um projeto coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do governo federal.
Qualquer cidadão, independentemente da renda, pode participar de forma on-line e terá oportunidade de renegociar suas dívidas com condições especiais de pagamento.
Para o acessar basta entrar no portal consumidor.gov.br. Mas se preferir fazer isso presencialmente, o atendimento também poder ser feito no Procon da cidade onde você mora.
Situação dos brasileiros
Pelos dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), oito em cada dez famílias brasileiras têm algum tipo de dívida.
O governo organizou esse mutirão após o pagamento do 13º salário.
A ideia e que as pessoas possam começar o ano de 2025 livres do peso das dívidas.
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Como fazer
É preciso acessar o endereço eletrônico: o consumidor.gov.br .
Feito o acesso, coloque o login usando sua conta gov.br (nível prata ou ouro).
A documentação necessária: o consumidor deve apresentar ou estar com o documento pessoal (RG ou CPF), além dos contratos ou qualquer comprovante das dívidas que serão renegociadas.
Em seguida, é preciso selecionar o credor, a empresa e, no campo _Problema_, indique _Renegociação/Parcelamento de Dívida_.
Depois, descreva a solicitação: explique que deseja participar do mutirão Renegocia! e forneça detalhes da dívida.
A resposta via on-line
A resposta será fornecida via on-line.
O credor apresentará uma proposta, que você pode avaliar, comentar e complementar, se necessário.
Durante o processo, é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e até complementar a reclamação.
O que pode ser negociado
- Dívidas bancárias e não bancárias
- Contas de água, energia elétrica e telefonia
- Operações de crédito e compras parceladas
- Dívidas protestadas.
Excluídas das negociações
- Pensão alimentícia
- Impostos
- Crédito rural e imobiliário
Prioridades para pessoas mais vulneráveis
O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, afirmou que as vítimas de acidentes naturais terão prioridade no atendimento.
Wadih se referiu às renegociações relativas às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, moradores ribeirinhos da região Norte do país.
Também mencionou os povos originários e as mulheres chefes de família, conforme dados do governo.