Como aproveitar a ceia de Natal sem exageros e prejudicar dieta e a saúde; veja dicas
O Natal está chegando, e, para aqueles que estão de dieta, é possível, sim, aproveitar a ceia e continuar cuidando da saúde. É tudo uma questão de equilíbrio!
O momento é de celebração, união e, claro, uma mesa farta repleta de delícias. Afinal, quem consegue resistir a um chocotone, por exemplo? Para desfrutar do Natal sem prejuízos à saúde, especialistas afirmam que o truque está em evitar excessos.
Além disso, priorize escolhas mais saudáveis. Atenção também às bebidas alcoólicas, porque elas são calóricas e podem causar desidratação. Com essas estratégias simples, você pode curtir a comida sem sentir culpa e aproveitar ainda mais o Natal!
Planejamento é o segredo
Para a nutricionista da Hapvida NotreDame Intermédica, Ruth Pereira, o segredo está no planejamento.
No dia da ceia, a profissional sugere seguir sua rotina normal. Nada de deixar de comer para compensar no período da noite, ok?
“Embora não pareça, é totalmente possível não exagerar nesses momentos. Para isso, é importante que a pessoa busque um planejamento alimentar para essas ocasiões”, disse em entrevista à Revista Revide.
Leia mais notícia boa
- Austrália aprova lei que proíbe redes sociais para menores de 16 anos; saúde mental
- Cobertor mais pesado ajuda a melhorar sono e saúde mental, revela novo estudo
- Inspirada pela bisavó, brasileira de 14 anos vence Olimpíada de saúde e meio ambiente
Dicas essenciais
Entre as dicas essenciais estão moderar, planejar e optar pelos alimentos menos gordurosos. Veja abaixo!
- Opções leves: que tal trocar os alimentos fritos por assados ou grelhados? Isso significa que você não vai poder comer aquela rabanada espetacular? Claro que não! Lembre-se, é tudo uma questão de equilíbrio. Ao optar por pratos mais leves na maior parte da ceia, vai ficar tudo bem ao comer aquele alimento mais calórico.
- Comida não é tudo: a comida não é tudo na ceia, aproveite o momento com os familiares e amigos, não deixe a comida ser o centro das atenções. Troque ideia, converse com aquele parente que você não via há tempo. Isso vai te distrair e ajudar a reduzir a atenção excessiva à mesa.
- Use pratos menores: se você tem a possibilidade de usar pratos menores, use! ComA menores porções e dê um tempo até o cérebro entender que você já está saciado. Um prato menor vai parecer mais cheio, mesmo você consumindo menos comida.
- Beba água: ao longo do dia, beba água. Além de ficar hidratado, você vai chegar na ceia com uma menor vontade de comer excessivamente. Se você for beber, é mais importante ainda chegar com uma boa quantidade de água ingerida!
- Não se prive: nada de se privar, pode sim comer de tudo, mas com moderação. Se restringir de maneira severa pode acabar se frustrando e aí sim aumentar a compulsão para provar tudo. Coma tudo que gosta, mas de maneira equilibrada.
Comi demais e agora?
Se você exagerou na ceia e está se sentindo desconfortável, é possível, com alguns truques, aliviar essa sensação.
Primeiro, é necessário deitar logo depois de comer. Isso pode agravar ainda mais a sensação de peso e até mesmo causar refluxo. Tente esperar pelo menos 2 horas antes de dormir.
Uma caminhada curta, de 15 a 30 minutos também pode ajudar. Com o exercício, você alivia o sistema digestivo e melhora o desconforto.
Outra ótima opção são os chás digestivos. Chás como camomila, hortelã e gengibre podem reduzir os gases e combater o desconforto estomacal.
Por último, respire e relaxe. Respirar profundamente ajuda a aliviar toda essa situação. Se for o caso, vale até meditação, ok?