Se depender de Israel o futuro é agora, com os táxis voadores, que poderão melhorar o trânsito!
O projeto da americana Skytran, com participação da NASA, é um meio de transporte por levitação magnética que está há 5 anos em desenvolvimento.
O projeto-piloto foi lançado há poucos dias perto do campus da empresa Israel Aerospace Industries (parceira da SkyTrans) em Tel Aviv.
Como funciona
O sistema de transporte é feito por meio de uma pista de alumínio.
Um veículo suspenso nesta pista tem capacidade para transportar 4 pessoas.
Estes veículos serão colocados a seis metros do nível das estradas.
A velocidade prevista é de 241 quilômetros hora, contudo os engenheiros dizem que por hora o SkyTrans irá circular mais devagar.
O sistema utiliza a tecnologia de levitação magnética para mover os “carros”.
Em outras palavras, electroímans puxam os carros pra cima e os impulsionam para a frente.
Esta combinação de forças por si só torna o transporte muito eficiente, no que diz respeito ao consumo de energia.
Valor do projeto
O SkyTran custa cerca de 8 milhões de dólares por km – cerca de 30 milhões de reais – e os veículos entre 25.000 de dólares e 30.000 de dólares cada, quase 114 mil reais.
Pode parecer um investimento alto, mas em termos comparativos, um sistema subterrâneo custará a Israel algo entre 100 milhões de dólares e 2 mil milhões de dólares por km, fora os custos ambientais.
Assim, a solução escolhida para retirar das cidades o trânsito caótico, é muito mais inovadora, mais amiga do ambiente e muito mais barata.
O sistema pode ser montado em poucos dias e já está sendo pensando para outros países, como a cidade de Paris, na França, para o transporte de passageiros ao aeroporto Charles de Gaulle.
Como pegar estes táxis?
Certamente não basta levantar a mão pra chamá-los, mas a empresa já tem em andamento a criação de aplicativos e serviços web que permitem pegá-lo.
Veja o desempenho do Skytrain-
Com informações pplware.