Após 105 dias internada, já está em casa a primeira paciente diagnosticada com covid-19 no Distrito Federal.
A mulher, de 52 anos, teve alta nesta terça-feira, 16, do Hospital Brasília. Ela foi o primeiro caso grave da doença no país e ficou quase três meses internada na UTI, Unidade de Terapia Intensiva.
Ao deixar o hospital, a mulher foi aplaudida pelos profissionais que acompanharam o caso.
A Secretaria de Saúde informou que a mulher estava no grupo de risco para o coronavírus porque tinha comorbidades – doenças relacionadas – que agravaram o quadro. Ela chegou a respirar com a ajuda de aparelhos e a fazer uma cirurgia na traqueia.
O caso
A paciente foi internada em 4 de março, no Hospital Daher, após retornar de uma viagem ao Reino Unido e à Suíça, com o marido.
Com febre, tosse e secreções, o primeiro teste deu positivo para o novo coronavírus.
Em 6 de março, ela foi transferida para a UTI do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência na região.
No dia seguinte, o Ministério da Saúde confirmou, por meio de contraprova, que tratava-se do primeiro caso de Covid-19 na capital federal.
Em 18 de abril, a paciente foi transferida para o Hospital Brasília. Segundo a unidade, ela já estava curada da Covid-19 desde 9 de abril, mas precisou ficar internada na UTI para tratar dos distúrbios que já tinha.
Em 18 de maio, a mulher recebeu alta da UTI e foi transferida para um quarto.
Em 16 de junho, ela recebeu alta hospitalar.
O marido da paciente, também infectado, foi considerado como o segundo caso confirmado de coronavírus no DF, mas ele não precisou ser hospitalizado e ficou em isolamento em casa, após tentar sair para a rua.
Com informações do G1