Agora é oficial: Ketanji Brown é a 1ª juíza preta da Suprema Corte
Ketanji Brown Jackson entrou para a história e se tornou a 1ª juíza preta a assumir uma posição na mais alta corte dos EUA, um cargo que é vitalício.
O Senado dos Estados Unidos aprovou a indicação dela feita pelo presidente americano, Joe Biden, para a Suprema Corte do país.
Brown foi também a primeira indicação do governo Biden. Ela vai substitui o juiz Breyer, que pediu mais cedo neste ano para se aposentar.
Venceu por maioria apertada
Foram 53 votos a favor e 47 votos contrários à indicação. Além do voto dos 50 senadores democratas, Jackson recebeu o apoio de mais três republicanos.
A mais nova juíza assumirá o cargo após a saída do atual ministro Stephen Breyer, que disse que deixará o assento antes do recesso, em junho.
Quem é Ketanji Brown Jackson
Jackson é uma juíza de segunda instância de 51 anos. Ela é a primeira mulher preta e a terceira pessoa negra a assumir a mais alta posição da corte.
Ela é ainda a sexta mulher na história da Suprema Corte dos EUA, a assumir o cargo de juíza.
Atualmente, mais três mulheres ocupam cadeiras no tribunal.
Pelo visto não é apenas aqui no Brasil que mudanças estão acontecendo em nome da igualdade.
Judge Jackson’s confirmation was a historic moment for our nation. We’ve taken another step toward making our highest court reflect the diversity of America. She will be an incredible Justice, and I was honored to share this moment with her. pic.twitter.com/K8SAh25NL5
— President Biden (@POTUS) April 7, 2022
Com informações de Agência Brasil