O Carnaval acabou, mas os efeitos da ressaca nem sempre. Quem exagerou sofre agora com a falta de disposição. Sem problemas, especialistas dizem que estes males têm solução, basta seguir algumas regrinhas simples de hidratação e dieta balanceada.
A começar pela alimentação saudável e beber bastante água. (veja as 6 dicas abaixo).
Mas da próxima vez, vale tomar alguns cuidados. Além de ingerir bebidas alcoólicas com moderação é bom fazer refeições saudáveis antes e após beber. Se bebeu demais e sente enjoo, mal estar, sede excessiva, tontura e dor de cabeça, é recomendável procurar um médico para verificar os remédios adequados. Não se automedique!
Dicas para curar a ressaca
- Beber bastante água
Beber bastante água ajuda na cura da ressaca, porque o álcool causa a desidratação, o que provoca sintomas como dor de cabeça, tontura e sede excessiva.
Assim, é aconselhado beber de 1,5 a 2 litros de água ao longo do dia, podendo-se também incluir água de coco e chás.
- Comer de forma saudável
Fazer uma alimentação saudável, incluindo frutas, legumes, proteínas com pouca gordura e cereais, ajudam a aumentar os níveis de glicose e sais minerais no organismo, aliviando os sintomas da ressaca.
Alguns alimentos que devem ser incluídos na alimentação incluem maçã, banana, uva, tangerina, melancia, tomate, abóbora, chuchu, arroz, pão, batata-doce, frango e peixe.
- Beber chás com mel
Alguns chás como gengibre, hortelã-pimenta e boldo contêm substâncias com ação digestiva, antiespasmódica, analgésica e antiemética, ajudando a aliviar sintomas da ressaca, como enjoo, dor de cabeça e má digestão.
O mel é rico em frutose, um tipo de carboidrato que fornece energia de forma rápida para o organismo, ajudando na recuperação da ressaca.
- Tomar sucos de fruta
Os sucos naturais de fruta, como laranja, manga ou melancia, são ricos em frutose, um tipo de carboidrato que aumenta os níveis de glicose no sangue, melhorando a disposição e aliviando a dor de cabeça.
- Optar por sopas e caldos
Tomar sopas e caldos, como de tomate, de legumes ou de feijão, ajuda a repor o sódio e o potássio que o organismo perde pela urina durante o consumo de bebidas alcoólicas, ajudando a combater os sintomas da ressaca, como tontura, enjoo e fraqueza.
- Dormir bem
Dormir bem ajuda a curar a ressaca, porque poucas horas de sono ou ter uma noite de sono ruim pode piorar os sintomas da ressaca, como dor de cabeça, cansaço e irritabilidade.
Leia mais notícias boas
- Exagerou nas festas? Nutricionistas ensinam alimentos para curar ressaca
- Pílula antirressaca chega ao Brasil este ano, após sucesso na Europa
- Criado antídoto contra ressaca: teste em ratos teve sucesso
Para prevenir a ressaca
Algumas dicas para prevenir a ressaca são:
- Beber 1 copo de água ou de suco natural de fruta entre cada copo de bebida alcoólica e antes de dormir;
- Fazer refeições saudáveis antes e após a ingestão de bebidas alcoólicas;
- Comer algo durante o consumo de bebidas alcoólicas.
- Essas dicas ajudam a evitar a desidratação e a hipoglicemia, diminuindo o risco da ressaca.