Uma empresária que enfrentou até falência virou referência para quem quer empreender no Brasil. Depois de cair, se levantar e recomeçar aos 40 anos, Nayara Fortaleza Cresson, virou referência de superação.
Aos 53 anos, dona da pousada e restaurante Le Monte Cristo, no Ceará, Nayara acabou se tornando também escritora, terapeuta e palestrante e símbolo para outras mulheres. Nas redes sociais, Nayara compartilha as dificuldades e vitórias. Não esconde nada.
Sensível, agradece a cada um que lhe ajudou e retribui sendo solidária, ensinando alternativas para alcançar a superação. “Algo que sempre busquei foi conhecimento, para me desenvolver e assim seguir meu propósito de inspirar e transformar vidas”, afirmou a empresária nas redes sociais.
Trajetória
Nas palestras, Nayara costuma contar a história de vida dela. Desde jovem, estava determinada a ter o próprio negócio, saiu do interior de Tocantins rumo a Fortaleza, no Ceará, para por em prática o que tanto desejava. Mas não esperava que seria tão difícil.
Por volta dos 18 anos, Nayara chegou a Fortaleza, enfrentou o preconceito por ser mulher, a ausência de apoio da família, mas decidiu que concluiria o curso superior de Fonologia e, paralelamente, faria dinheiro.
Com a cara e coragem, pediu emprego como vendedora em uma butique requintada. Ali tudo começou. Firme no propósito de ter o negócio próprio, ela tentou aprender o que podia na loja e buscava “bater metas”, o que conseguia com frequência.
Com os extras das vendas, investia em dólares, linhas telefônicas e até veículos. Segundo a empresária, tentava não gastar de forma desnecessária.
Sorte
Assim, como quase tudo na vida da empresária, Nayara esbarrou em uma oportunidade: recebeu proposta para representar uma linha de cosméticos. Amou. Viu nesta chance o que tanto desejava: o negócio próprio. Agarrou o convite e deu a reviravolta sonhada.
Visionária, Nayara resolveu abrir lojas de produtos de beleza e treinar equipes. Por uma década e meia, tudo correu bem. Porém, veio uma crise econômica que atingiu a empresária e a falência bateu à porta ela. Apesar do baque, tendo de morar de favor e pedir ajuda, ela recomeçou.
“Uma mulher pode exercer seu poder ainda mais quando elogia outra mulher. A beleza, o brilho de farias mulheres transforma tudo em uma constelação”, ensina Nayara nas palavras quando menciona desafios e superação.
Leia mais notícias boas
- Casal cria empresa para cuidar de idosos e hoje fatura R$ 53 milhões
- Mãe que fazia colônias em casa agora fatura R$ 3 milhões com perfumes
- Mulher começa a empreender após demissão e fatura 30 mil com bolsas recicladas
Superação
Mais uma vez, ofereceu o que sabia fazer: treinar pessoas e trabalhar duro. Nayara se transformou em coach e terapeuta. Referência na região. Atuando na área, conheceu o marido, o francês René Cresson. Juntos, resolveram ampliar pousada Le Monte Cristo com direito ao um delicioso restaurante que oferece opções da cozinha francesa.
“O processo nos faz tornar fortes, corajosas e poderosas, então devemos ter cuidado com o poder de nossas decisões e precisamos conhecer alguns fatores ao nosso redor! A voz que nos guia e a paz que vem de dentro são as chaves certas para nossas escolhas”, costuma repetir a empresária.
A pousada e o restaurante se tornaram referência em turismo e acolhimento. Quando questionada sobre o segredo, Nayara é simples na resposta.
“Nossa família, nossa casa na Serra que tem tanto amor, mas tanto amor que resolvemos transbordar na vida de outras pessoas, e recebemos nossos hóspedes em nossa casa sempre com muito acolhimento, é algo que fazemos questão. Vem passar um fim de semana com a gente”, disse a empresária nas redes sociais.