A conquista da Índia nos últimos dias em enviar uma missão para um polo oculto da Lua ainda rende frutos. Agora é possível ver a primeira foto do lado escuro da Lua feita pela sonda Chandrayann-3. A imagem é incrível: um terreno plano e solo a perder de vista. Uma beleza repleta de mistérios.
A foto do lado desconhecido da Lua foi publicada pela agência espacial indiana ISRO no X, antes chamado de Twitter, pouco após a descida da nave à superfície lunar. A câmera do módulo de pouso capturou um conjunto de quatro fotos conforme se aproximava da superfície lunar.
De acordo com a publicação, a Chandrayaan-3 escolheu uma região relativamente plana na superfície lunar, quando foi registrada a foto e , posteriormente, publicada a imagem.
A missão Chandrayaan-3
A agência espacial da Índia, ISRO, informou que entre os principais objetivos da Chandrayaan-3 estão o pouso seguro na superfície da Lua, a demonstração das operações do pequeno rover Pragyan e a execução de experimentos científicos.
Como a primeira etapa foi cumprida, a próxima é acionar o Pragyan. A expectativa, segundo os cientistas, é que a dupla passe a atuar em conjunto em duas semanas.
A ideia é pesquisar sobre a composição do solo, inicialmente. Depois, outras tarefas serão transmitidas.
Leia mais notícia boa
- Índia é o primeiro país a pousar no lado Sul da Lua. Veja como foi no vídeo
- Duas Superluas visíveis em agosto, uma raridade; veja quando e como ver
- Cientistas descobrem granito e calor no lado oculto da Lua
Expectativas
Os cientistas têm muitas expectativas em torno dos eventuais resultados obtidos pela dupla missão Chandrayaan-3 e Pragyan.
Para os pesquisadores, será possível, por exemplo procurar exoplanetas com semelhanças à Lua.
O pouso da Chandrayaan-3 veio ocorreu logo depois de a Rússia perder sua missão Luna-25, também enviada para tentar pousar na região.
Veja a primeira foto do lado escuro da Lua tirada pela sonda Chandrayaan-3, divulgada no Twitter (X):
Chandrayaan-3 Mission:
The image captured by the
Landing Imager Camera
after the landing.It shows a portion of Chandrayaan-3’s landing site. Seen also is a leg and its accompanying shadow.
Chandrayaan-3 chose a relatively flat region on the lunar surface … pic.twitter.com/xi7RVz5UvW
— ISRO (@isro) August 23, 2023
Com informações do CanalTech