A contagem regressiva para o Eclipse do Sol mais esperado de 2023 já começou! Considerado o principal evento gastronômico desde 2021, o eclipse anular acontece no próximo dia 14 de outubro e poderá ser visto em todo o Brasil neste ano.
O fenômeno vai começar com uma visibilidade total na região oeste dos Estados Unidos e depois passará por nove países, incluindo México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e, finalmente, o Brasil.
Por aqui, as cidades do Norte e Nordeste serão favorecidas. No restante do país, a visualização também acontecerá, mas será de forma parcial e é preciso o uso de equipamentos específicos.
Melhores locais de observação
O último eclipse anular do Sol ocorreu em 2021 e só foi observado na região do Ártico, deixando os brasileiros ansiosos. Este ano, dá para se organizar e, quem sabe, até aproveitar o fenômeno para marcar aquela viagem especial de final de semana.
As cidades de João Pessoa, na Paraíba, e Natal, no Rio Grande do Norte, estão na lista dos melhores locais de observação considerando, claro, as condições do tempo. Em Natal, a anularidade total pode durar entre 3 minutos e 10 segundos e 3 minutos e 40 segundos.
Já nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o “anel de fogo” será visto de forma parcial por volta das 15h (horário de Brasília). O fenômeno inicia por volta das 16h48 e chega ao fim no pôr do sol.
Leia mais notícia boa:
- Nasa encontra exoplaneta que pode ter oceanos e ser ideal para vida
- Imagens inéditas, feitas pela Nasa, mostram luz dos anéis de Saturno
- Satélite brasileiro bate recorde e supera Nasa, dos EUA, e Jaxa, do Japão
Cuidados com a observação
Segundo indicações do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) por se tratar de um eclipse anular do Sol, é importante tomar alguns cuidados durante a observação.
Segundo o instituto, olhar diretamente para o Sol durante o eclipse pode causar danos irreversíveis à visão. As indicações de segurança são:
- Nunca olhe diretamente para o Sol sem proteção adequada para os olhos, pois a luz solar é de alta energia e pode causar danos às células oculares;
- Evite o uso de vidros esfumaçados, garrafas com líquidos escuros, óculos de sol e bacias com água, pois essas opções não oferecem proteção suficiente;
- Caso queira usar filtros, como telescópios, binóculos e lunetas, verifique se são adequados para observar o Sol e siga as instruções do fabricante;
- Soldadores podem encontrar filtros de tonalidade acima de 14 que oferecem proteção adequada para os olhos a um custo acessível em lojas de materiais de ferragens e construção.
O eclipse anular do Sol ocorre quando a Lua, passa na frente do Sol, mas não o cobre completamente, formando uma “borda”. É justamente por isso que o fenômeno recebe o nome de “anel de fogo”.
Com informações de Olhar Digital.