Uma semana agitada para os estudantes! O Programa Universidade para Todos (Prouni) 2024 já está com inscrições abertas. Mas atenção: o prazo vai até quinta-feira (1º).
Para participar, os candidatos precisam acessar o portal Acesso Único do Ministério da Educação (MEC) e ter uma conta Gov.br.
Com mais de 402 mil vagas disponíveis, distribuídas em 15.482 cursos oferecidos por quase mil instituições, essa é a maior oferta de bolsas desde a criação do programa em 2005.
Como fazer inscrição
Diferente do Sisu, que solicita apenas os dados do aluno, o ProUni pede informações de toda a família do candidato para calcular a renda mensal per capita.
Ao entrar no site você deve responder os questionários e depois selecionar até duas opções de instituição, por ordem de preferência.
Não se esqueça de também indicar o local, turno de estudo, tipo de bolsa (parcial ou integral) e modalidade de concorrência.
O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.
Ler mais notícia boa
- MEC oferece 10 mil vagas em curso EAD de Tecnologias Digitais
- ‘Enem dos concursos’;: meio milhão farão prova de graça; saiba como ver se você está na lista
- Davi, do BBB 24, ganha bolsa de estudos e realizará sonho de estudar Medicina
Como funcionam as notas de corte?
Elas são divulgadas diariamente a partir do segundo dia de inscrições e mostram a menor nota necessária para ser selecionado para uma vaga.
Isso pode te ajudar a monitorar a sua inscrição e decidir se vale a pena manter ou trocar de curso.
No entanto, lembre-se que as notas de corte não garantem a vaga, elas apenas dão um demonstrativo de como está a disputa pelo curso.
Se a nota do candidato for superior à nota parcial no fim do prazo de inscrição, ele será pré-selecionado.
Quem pode se participar
Se a renda familiar bruta mensal per capita não exceder 1,5 salário mínimo, o candidato pode se inscrever para as bolsas integrais.
Já se não ultrapassar 3 salários mínimos, pode concorrer às bolsas parciais.
É preciso também não ter zerado a redação do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas.
São duas chamadas
O Prouni foi criado em 2004 e oferece bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas.
O programa tem duas edições por ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre.
A divulgação do resultado desta primeira edição ocorrerá em duas chamadas: a primeira em 6 de fevereiro e a segunda em 27 do mesmo mês.