Uma companhia aérea britânica desenvolveu um curso especial sobre como perder o medo de voar, destinado a passageiros que têm pânico de avião.
Steve Allright, capitão da British Airways, é o piloto responsável por ministrar o curso “Flying With Confidence – Voando com confiança, em português.
Entre as dicas dele estão respirar regularmente durante o voo para ajudar a controlar a ansiedade e tentar distrair a mente com um filme, série ou livro. (Veja outras dicas abaixo)
Curso para perder o medo de voar
Durante as aulas, os passageiros aprendem sobre cada parte da aeronave, tudo com foco em superar os nervos.
A sessão técnica no curso mostra primeiro como as aeronaves operam, incluindo o que os passageiros precisam saber sobre turbulência, por exemplo.
Além disso, há também uma explicação sobre a psicologia do voo, o que inclui uma preparação do piloto, copiloto e a equipe da cabine de bordo.
Por fim, os estudantes participam em jatos da British Airway para um voo de 30 minutos, acompanhados por um psicólogo e a tripulação.
Durante esse voo, o piloto vai fornecendo todos os detalhes do que está acontecendo durante cada fase.
Experiência em grupo ajuda
Segundo a companhia, a experiência em grupo ajuda os passageiros a se sentirem menos sozinhos e mais à vontade.
“É também quando você percebe que não está sozinho como um passageiro nervoso, pois conhece muitos outros que têm tanto medo de voar quanto você”, disse a descrição do programa.
Leia mais notícia boa
- Pais e filha de 2 anos escapam de acidente de avião; Acionaram paraquedas
- Piloto de avião ajuda estudantes pretos como ele a entrar na aviação
- Christian Oliver: vaquinha para família de ator morto em avião bate meta em 24h
Dicas essenciais
A empresa adiantou algumas dicas do curso para que os passageiros nervosos possam usar durante o voo.
Veja algumas delas:
- Turbulência não derruba avião: segundo a companhia, as turbulências podem parecer, mas não são perigosas. “É uma parte perfeitamente normal do voo, é da natureza”, disse o capitão em um folheto;
- Controle sua respiração: outra dica importante é controlar sua respiração. A empresa aconselha que, respirar regularmente, longa e profundamente pode ajudar a aliviar a ansiedade na hora de entrar no avião;
- Tente se distrair: leia um livro, assista um filme, escreva para um parente ou até mesmo faça uma refeição. Segundo a British, quanto mais você tentar se distrair durante os voos, mais fácil será para controlar a ansiedade.
- Confie nas aeronaves: as arenosas são projetadas para viagens aéreas e os acidentes são extremamente raros. Todo avião passa por vários testes de segurança e controle de qualidade antes de ser liberado para voo;
- Pilotos são treinados: assim como os aviões, os pilotos também são super altamente treinados. As habilidades desses profissionais são testadas rigorosamente e regularmente pelas companhias aéreas;
Valor do curso
O curso custa US$ 500, se o passageiro escolher uma sessão de dia inteiro, e pode chegar a até US$ 2.000, se cliente escolher um atendimento personalizado.
Salgado, né?
Com informações de CBS News.