Após Harvard, brasileiro de 25 é aprovado em dois doutorados e três mestrados nos EUA

-
Por Karen Belém
Imagem de capa para Após Harvard, brasileiro de 25 é aprovado em dois doutorados e três mestrados nos EUA
Vitor, de Mutim (MG) foi aluno de escola pública é um exemplo ao ser aprovado em 5 instituições renomadas dos EUA. - Foto: arquivo pessoal

Com apenas 25 anos, o estudante Vitor Lacerda Siqueira coleciona grandes conquistas! O jovem de Mutum, Minas Gerais, que sempre estudou em escola pública no Brasil, agora foi aprovado em dois doutorados e três mestrados nos Estados Unidos (EUA). 

No ano passado, Vitor já tinha sido aceito em Havard para começar uma pesquisa sobre a relação dos gestos da fala com três línguas pouco estudadas do oeste africano. Determinado a continuar a investigação, Vitor se candidatou em outras 15 instituições.

E entre as aprovações recebidas, ele já escolheu pra onde quer ir: New York University. “É o lugar perfeito para desenvolver minha pesquisa”, disse o estudante. 

Doutorado começa em agosto 

Além da New York University, Vitor conseguiu o doutorado na University of Oregon. Já os mestrados foram na University of Chicago, ⁠University of Hawaii e City University of New York. 

Ele começa em agosto o novo programa, que tem duração de 5 anos. E além da bolsa, o estudante também vai receber um salário para a pesquisa que está fazendo.

O jovem explicou que nos EUA é comum que, nas áreas das ciências, o aluno passe pelo doutorado antes do mestrado. 

Leia mais notícia boa 

Estudo de teorias linguísticas 

A pesquisa que Vitor tem se dedicado é um tipo de estudo inédito, já que, até agora, só existem dados publicados sobre a relação entre os gestos da fala (movimentos da língua, lábios, queixo, etc.) e o inglês. 

O objetivo é entender como os gestos das mãos podem se relacionar com a gramática das línguas estudadas. 

E segundo o jovem, ele também tem planos de pesquisar línguas indígenas brasileiras. 

“Eu quero ir para uma comunidade, talvez na Amazônia, estudar uma língua pouco estudada e trazer esses dados para a teoria da linguística”, disse o jovem. 

Chegou a ir para a Flórida 

Desde que terminou o ensino médio, Vitor Lacerda Siqueira já se esforçava para conseguir uma bolsa em universidades americanas. 

Em 2019, ele chegou a conseguir uma bolsa na Flórida, de 100% da mensalidade, mas não cobria alimentação e moradia. 

Vitor foi estudar, mas com a pandemia, em 2020, teve que voltar para o Brasil. Mas isso não foi motivo para ele desistir. 

O jovem conseguiu uma transferência para Pitzer College, na Califórnia, e desta vez com bolsa completa, onde estudou por 4 anos.

“Vindo do interior”

Já em Harvard, o estudante também conseguiu fazer um intercâmbio. Foi o primeiro da instituição a conseguir ir com tudo pago. 

Ficou 6 meses na Coreia do Sul e logo depois que voltou já começou as candidaturas para o doutorado e mestrado. 

Depois de tanto estudo e dedicação, Vitor agora aproveita um tempinho de descanso na cidade natal e comemora tantas conquistas. 

“Tenho 25 anos e já ter sido aprovado em doutorado com bolsa completa e um salário é algo que nunca imaginei vindo do interior de Minas, de Mutum”, agradeceu.

O estudante escolheu a New York University para seguir com a pesquisa sobre gestos da fala em línguas africanas. - Foto: arquivo pessoal

O estudante escolheu a New York University para seguir com a pesquisa sobre gestos da fala em línguas africanas. – Foto: arquivo pessoal

 Desde o ensino médio ele começou a pesquisar formas de estudar fora do país. - Foto: arquivo pessoal

Desde o ensino médio ele começou a pesquisar formas de estudar fora do país. – Foto: arquivo pessoal

Com informações do G1