Só Notícia Boa
Comercial
Feriado da Consciência Negra será nacional pela 1ª vez este ano; dia 20
13 de novembro de 2024
- Renata Dias
O 1º feriado nacional para celebrar o Dia da Consciência Negra no Brasil é para relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão provocada pela escravidão, que durou 388 anos no país. - Foto: Decom/UFSM
O 1º feriado nacional para celebrar o Dia da Consciência Negra no Brasil é para relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão provocada pela escravidão, que durou 388 anos no país. - Foto: Decom/UFSM

Sempre é tempo de fazer uma reparação à história e lutar contra o racismo. Assim, pela primeira vez, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra será feriado em todo o Brasil, no próximo dia 20, um quarta-feira.

Num momento em que a sociedade brasileira ainda vive divisões, a data surge para lembrar a importância da consciência, do debate, do diálogo sobre todas as formas de preconceito, discriminação e, mais que tudo, aceitar e respeitar as pessoas como elas são.

É importante lembrar que durante 388 anos a economia do Brasil esteve ligada ao trabalho escravo, desde a extração de ouro e pedras preciosas, até a colheita de cana-de-açúcar, criação de gado e plantação de café. Durante todo esse tempo o país usou pessoas escravizadas, sem direitos, só deveres.

Comercial

História nacional

O dia 20 de novembro relembra a luta dos escravizados e a morte de Zumbi. Ele comandou o Quilombo dos Palmares – na área que hoje é Alagoas – e foi morto em combate. Transformou-se em ícone contra a escravidão e a submissão de etnias.

Considerado um dos grandes líderes da resistência negra da era colonial do Brasil, Zumbi dos Palmares é reconhecido como criador do Quilombo dos Palmares. Ele reuniu 20 mil escravos fugidos de engenhos da Bahia e de Pernambuco em uma só comunidade. Acabou abatido, mas seu legado permanece.

Nos anos de 1970, surgiram manifestações em favor da instituição da data – tornando-se marco da luta de combate ao racismo. A lei 14.759/23, que define a data, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva,  em dezembro de 2023. A proposta surgiu no Senado e teve apoio na Câmara.

Leia mais notícia boa

Diálogo e vitória

Há 21 anos, as escolas são obrigadas a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira na grade curricular. Em 2011, a foi oficializado Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra. Até 2023, 1,2 mil cidades comemoravam este dia como feriado.

Apenas os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo também mantinham o dia como feriado. No Distrito Federal, o dia era considerado ponto facultativo para algumas áreas da administração pública.

Porém, o Dia da Consciência Negra agora é feriado nacional. Passou a ser respeitado em escolas, bancos, empresas e órgãos públicos.

Neste dia, apenas os serviços essenciais funcionam 24 horas, segundo Agência Senado e RWTV.

Zumbi (D), do Quilombo dos Palmares, é o exemplo maior da data, agora feriado nacional, para lembrar a importância do debate sobre a consciência negra e o combate ao racismo perpetuado ao longo dos séculos a partir da escravidão. Foto: Nossa Escola
Zumbi (D), do Quilombo dos Palmares, é o exemplo maior da data, agora feriado nacional, para lembrar a importância do debate sobre a consciência negra. – Foto: Nossa Escola
O 1º feriado nacional para celebrar a consciência negra e o combate contra o preconceito e a discriminação lembra anos de luta e a necessidade de manter constante o diálogo. Foto: Democracia Racial
O 1º feriado nacional para celebrar a consciência negra e o combate contra o preconceito e a discriminação lembra anos de luta e a necessidade de respeito. – Foto: Democracia Racial
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial