Um novo trem turístico do Sudeste, que liga o Rio de Janeiro a Minas Gerais, deve começar a operar a partir de junho de 2025. Uma verdadeira viagem charmosa aos encantos do interior desses dois Estados.
Após anos de planejamento, o projeto saiu do papel. Na última quarta-feira, o Contrato Operacional Específico (COE) foi assinado em Brasília com representantes de vários setores envolvidos.
Inicialmente o percurso terá um total de 37 quilômetros, ligando as cidades de Chiador e Sapucaia, em Minas, a Três Rios, no Rio. A locomotiva tem espaço para até 837 passageiros. Para o futuro, os responsáveis querem incluir mais cinco cidades mineiras, totalizando 160 quilômetros de rota turística.
Experiência incrível
O trajeto, de 37 quilômetros, é uma verdadeira experiência de imersão na história e natureza.
Durante a viagem, os passageiros vão passar pela represa de Furnas, ver montanhas, rios e várias áreas verdes.
Além disso, a locomotiva vai conectar cidades históricas, com igrejas centenárias, casarões do período colonial e muito artesanato. Eu sei que turista adora artesanato!
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COE assinado
Na cerimônia de assinatura do COE, estavam presentes representantes do Ministérios dos Transplantes, da Agência Nacional de Transportes Terres e da Oscip Amigos do Trem, responsáveis por idealizar a linha.
“Hoje celebramos a tão esperada assinatura do COE, o documento essencial para que o projeto do Trem Turístico Rio-Minas avance com segurança e credibilidade”, disse a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público no Instagram.
A Oscip ainda destacou que, “a assinatura do COE representa o compromisso oficial com a viabilidade técnica e operacional do trem, trazendo ainda mais força e legitimidade a essa iniciativa tão sonhada.”
Projeto antigo
A ideia do trem turístico nasce lá em 2016, quando Paulo Henrique do Nascimento, fundador da Oscip Amigos do Trem, tinha um sonho de reativar trechos ferroviários históricos.
Com a ajuda de um grupo empresarial, que investiu R$ 1 milhão, a Amigos do Trem adquiriu 15 carros de passageiros e seis locomotivas.
Em 2018 o grupo realizou uma viagem teste, que foi considerada um sucesso.
Próximos passos
Agora, com a aprovação do COE, o sonho está bem próximo de se tornar realidade.
O empreendimento conta com R$ 36 milhões da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), responsável por recuperar os trechos.
Para o futuro, estão previstas a inspeção das locomotivas, dos carros dos passageiros e de toda a linha férrea.
Veja o comunicado compartilhado pela Oscip:
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