‘Grande fortuna’ é encontrada em igreja onde Martinho Lutero pregou
Em uma descoberta surpreendente, restauradores encontraram uma fortuna de moedas escondidas há 400 anos em uma igreja onde Martinho Lutero pregou. O dinheiro era de um fundo para bem-estar de pastores e acredita-se ter sido escondido em 1640.
O tesouro, composto por quatro sacos de moedas, foi encontrado dentro da perna de uma estátua de arenito e provavelmente estava escondido, em Eisleben, na Alemanha, desde a Guerra dos Trinta Anos. Lá, permaneceram por mais de três séculos. A estátua fazia parte de um monumento em homenagem a um conde e a uma condessa. A escolha do esconderijo foi bem estratégica, permitindo que as moedas ficassem longe da altura dos saqueadores.
A igreja de Santo André é famosa por ser o local onde Martinho Lutero fez seus últimos sermões e, agora, vai guardar um pedaço da história que estava perdido por séculos. A descoberta foi feita em 2022, mas só foi divulgada agora. As informações são do Live Science.
Martinho Lutero
Martinho Lutero foi um monge agostiniano. Professor de teologia alemão, ele que se tornou uma das figuras centrais da Reforma Protestante, quando começou o movimento de reforma do Cristianismo, no século XVI.
O grupo responsável pela descoberta ainda estuda mais a fundo o valor exato do tesouro, mas já se sabe que ele foi escondido durante o saque dos soldados suecos, que atacaram a região durante a guerra.
Eisleben é a cidade onde Martinho Lutero nasceu e que foi severamente afetada durante os conflitos na Europa antiga.
Leia mais notícia boa
- Homem misterioso espalha dinheiro em ilha e provoca verdadeira caça ao tesouro
- Caça ao tesouro: 100 corações feitos de dinheiro foram escondidos em cidade
- Agricultor encontra tesouro antigo enterrado perto da casa em Tocantins
Esconderijo perfeito
En 1546, Lutero fez seus últimos quatro sermões contra a corrupção na Igreja Católica Romana, na igreja gótica em Eisleben.
As moedas pertencem ao “Aerarium Pastorale”, um fundo paroquial utilizado para o bem-estar dos pastores e também para financiar a formação de novos teólogos.
Para os pesquisadores, o achado não apenas joga luz sobre um período de intensas guerras na Europa, como reforça a importância da Igreja de Santo André e sua conexão com Lutero.
Agora eles querem entender as moedas individualmente e verificar a relação do tesouro com a Igreja local.